6 de maio de 2009

É apenas uma questão de consciência

Hoje pela manha quando eu estava a caminho do meu curso, presenciei uma sena que me deu um susto, e que me fez pensar muito nas responsabilidades de cada ser, com sigo mesmo e principalmente com o próximo. Bem vamos aos fatos.

Não tenho o habito de fazer isso, mas como no horário que eu pego o ônibus não a quase pessoas idosas, e como não avia mais lugares no ônibus, eu me sente logo a traz do motorista, coisa que me permitiu ter uma boa visão do transito. E la estava eu ouvindo meu MP3 quando percebo que o motorista desvio rapidamente de uma criança, que atravessou correndo para pegar o outro ônibus que estava na parada. Olha foi muita sorte da criança e do motorista, ele ter desviar, pois por um triz, não aconteceu um grave acidente.
Passado o susto eu comecei a pensar: Já penso se o ônibus pega aquela criança!?
Alem do fato da criança é claro, nos todos já não teríamos ido trabalhar, pois certamente teríamos de prestar depoimento, e também tem fato de o ser humano tem uma mania de nem saber o que aconteceu e já partir pra violência, bem provável que quisessem linchar o motorista (que não tinha culta de nada, ninguém mando a criança se enfiar na frente do ônibus), esse motorista certamente iria responder por um baita processo, e provavelmente iria perder, ou seja, teria um enorme problema, por algo que ele não tinha culpa alguma.
Por outro lado: E se quando ele desvia da criança ele bate em outro carro que venha na direção contraria?
A criança (culpada pela confusão toda), sairia ilesa, certamente ninguém iria acusar nem a criança nem os pais da criança de coisa alguma, porem mais uma vez, ninguém ali dentro do ônibus iria trabalhar, alem do que provavelmente iria a ver feridos tanto no ônibus quanto no outro veiculo que estaria envolvido na confusão.

“Nossa! Não aconteceu nada e a Tamires já fez todo esse drama todo!”
O fato é que essa simples eventualidade me fez pensar naquela historinha de que “a eu sou dono da minha vida, faço o que eu quiser, não devo nada a ninguém, não estou nem ai pro outros” não é bem assim, de certa forma temos que nos preocupar os outros sim, olha só pelo simples fato de uma criança estar atrasada para pegar o ônibus, quantas pessoas esta criança poderia ter atrapalhado, podia ter causado um acidente grave, que podia atrapalhar e muito a ida de pessoas que não tinham nada a ver com a historia.

Era só uma criança!
Porem, por traz desta criança existe pai, mãe enfim pessoas responsáveis que deveriam orientar e cuidar para que esse tipo de coisa não acontecesse até mesmo pelo bem estar deles e da criança.


E vivo a minha vida, não devo satisfação a ninguém, mas eu me preocupo em não atrapalhar ninguém, em não prejudicar ninguém!!! Isso é se respeitar e respeitar o próximo.

2 comentários:

  1. Esses comportamentos podem acontecer por influência, ou falta dela por parte dos pais, pode também, pode ser pela ainda falta de maturidade, dos conhecimentos que a vivência nos proporciona. Outro fator pode ser os horários. Há também a dependência de horários, tipo aqueles bus q só tem a cada meia hora e que quando vem, vem lotado, ai sim concordo se arrisca um pouco, mas tudo dentro da razão. Não vai quere atravessa quando os carros ou ônibus estiverem a dois metros pra começar a corre, dai não da também.

    Mas embora esteja falando isso, eu também já fiz das minhas. Como por exemplo, semana passada, vou eu bem feliz caminhando pela Assis Brasil às 22h depois da faculdade, ouvido MP4, então quando vou atravessa a avenida pro meu prédio, olho pro chão e vejo uma moeda de um real, então, movido pela minha ganância desmedida, me abaixo e pego a moeda, só que, eu só olhei se estavam vindo carros quando fui atravessa, estavam longe, então nem me preocupei em fica cuidando, enfim, depois de junta a moeda foi q me dei conta que não estavam tão longe quanto imaginei, mas estava longe o bastante pra guarda a moeda no bolso e sai da frente. Isso só mostra que quando se tem muitas distrações ao seu redor, fica fácil perde a noção das coisas.

    Você pode inventar uma desculpa como "estava atrasado", ou "da pra passar tranquilo que não vai acontece nada" ou "acabei me distraindo por n motivos", mas são esses pensamentos, essa imaturidade no julgamento das situações que acaba provocando tantas tragédias e mortes que ouvimos falar tanto todos os dias.

    ResponderExcluir
  2. Creio que responsabilidade aprende-se em casa. O ônibus é a cada meia hora? Beleza. Fique 5 minutos antes na parada. Mas a correria da rotina não permite? Organize-se! Cada um é responsável de si, e graças ao Divino que todos sairam ilesos, pois um atraso é muito barato para arriscar a vida.
    Pô! "Anônimo". Um pila e quase que tu vira prensado? Te cuida cara.

    Um abração!

    ResponderExcluir